Férias no Ceará

O Portal de Turismo do Ceará

Barraca Chega Mais


Ainda na última década do Século XX, apesar de sua relativa fama, Canoa Quebrada não passava de uma primitiva aldeia de pescadores. Umas poucas pousadas e rústicas barracas de praia compunham o resto da paisagem.
Mas os turistas não paravam de chegar… E cada vez em maior número.
Foi em meio a esse quadro expansionista que Gevandro Nogueira, mais conhecido por “Luiz”, fincou algumas estacas nas temperamentais areias de Canoa, como se ali estivesse plantando os seus sonhos.
As estacas improvisadas uniram-se a frágeis varas que uniram-se a alguns cipós retorcidos que serviram de “telhado”, cuja cobertura foram modestas folhas de coqueiro. Nascia assim a Barraca Chega Mais, cujo toalete inicial nada mais era que um cubículo constituído pela trama de folhas de coqueiro que formavam uma espécie de “Biombo Natural”.

A simplicidade da estrutura era em muito compensada pela simpatia, descontração e jeito espirituoso do dono e de sua equipe de trabalho.
O jeito acanhado das pessoas ia cedendo lugar a uma indefinível sensação de bem-estar e, ao fim, era como se todos experimentassem a sensação com as pessoas e a natureza.
Eram tempos de poesia.
Mas o turismo foi evoluindo e com ele o nível de exigência do público. Além do mais, as impiedosas marés não davam trégua. A frágil barraquinha, tal qual um castelo de areia, muitas vezes foi destruída… Para depois ser refeita.

A cada nova reconstrução a barraca melhorava. Era imperioso construir algo resistente às marés e, ao mesmo tempo, bonito e agradável ao público.
As mudanças foram ocorrendo ao longo do tempo. Pouco a pouco, a rude e precária palhoça foi cedendo espaço a estruturas mais bonitas e resistentes, até assumir o rosto que possui hoje.

Com muito esforço Gevandro (Luiz) conseguiu seu primeiro selo de qualidade SEBRAE-CE, dando assim o primeiro passo em rumo ao futuro Chega Mais.

Hoje a Barraca Chega conspira a favor da felicidade e o prazer dos que a visitam. Um visual belíssimo, uma arquitetura harmoniosa, uma cozinha formidável, higiene e zelo por toda parte, um pacto de não agressão à natureza, um serviço de excelente qualidade e sem falar que esta empresa atingiu um patamar acima do esperado, com a conquista de 10 selos de qualidade SEBRAE-CE, ou seja, a única barra de praia do litoral leste a conseguir os preciosos selos de qualidade SEBRAE-CE.

 

Localização

Praia de Canoa Quebrada - s/n

Comentários


Diga-nos o que achou do post: