Férias no Ceará

O Portal de Turismo do Ceará

Viçosa do Ceará


Apresentação

Viçosa do Ceará foi o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba, inicialmente habitada por índios Tabajaras ramo Tapuia. Viçosa foi antiga aldeia de índios dirigida por padres da Companhia de Jesus(Jesuítas).

Marco importante da história de Viçosa do Ceará foi a construção da Igreja de Nossa Senhora da Assunção. Conforme informações do Padre Ascenso Gago, sua fundação data do ano de 1695. Nesse contexto, o dia 15 de agosto de 1700 deve ser tomado como marco da fundação oficial da aldeia da Ibiapaba, futura cidade de Viçosa do Ceará. O padre Ascenso Gago, como Superior da Aldeia da Ibiapaba, dirigiu todo o processo de formação da futura Vila. Foi o grande missionário da Ibiapaba.

Em 7 de julho de 1759, a Aldeia da Ibiapaba foi elevada à categoria de Vila, recebendo o nome de Vila Viçosa Real da América, cuja instalação foi feita pelo o Ouvidor da Comarca de Pernambuco, Desembargador Bernardo Coelho da Gama Casco, que esteve na Vila para instalar, em comunicado feito ao povo na Igreja Matriz.

Comentários


Diga-nos o que achou do post: