Férias no Ceará

O Portal de Turismo do Ceará

Ubajara


Apresentação

Um oásis no meio do Sertão Cearense. O Parque Nacional de Ubajara, na cidade que leva o mesmo nome e que fica localizada na Serra da Ibiapaba, a 330 quilômetros de Fortaleza e 847 metros acima do nível do mar, é o que se pode chamar de um verdadeiro espetáculo da natureza. A serra, por si só, com muito verde e um clima gostoso, que pode chegar a 15 graus, é um convite ao sossego.

Por outro lado, o Parque Nacional de Ubajara é cercado por precipícios, cavernas, grutas e formações rochosas. Um cenário lindo e que inspira aventura e ecoturismo.  Dentre a vegetação abundante, estão as fontes de água cristalina que brotam do meio das rochas e as inúmeras cachoeiras e quedas d’água que são uma opção de lazer natural. O teleférico é passeio obrigatório para quem visita a região. A partir dele, o visitante se depara com uma incrível vista panorâmica da encosta da serra. A paisagem tira o fôlego.

Com 6.299 hectares, o Parque Nacional de Ubajara foi criado em 1959 para proteger amostras de caatinga e floresta tropical no Sertão do Ceará. Protege, também, um grande número de grutas e cavernas. Belezas esculpidas pela natureza.

A Gruta de Ubajara é uma das principais atrações locais. Para chegar até ela, o turista tem duas opções: uma boa caminhada nas trilhas ou por meio de um bondinho. Dentre as trilhas, há alternativas mais fáceis até caminhos que eixgem maior esforço do visitante. É só escolher. Para quem opta pela caminhada, guias capacitados levam os visitantes pelas trilhas, que são devidamente sinalizadas pelo Ibama. Por todo o percurso há placas apontando as espécies vegetais existentes no parque.

A gruta é formada por calcário moldado por águas subterrâneas. Há estalactites e estalagmites por todo lado. De seus 1.120 metros quadrados,  420 metros estão abertos para visitação. No total, nove salas podem ser desbravadas pelos visitantes.

Comentários


Diga-nos o que achou do post: