Férias no Ceará

O Portal de Turismo do Ceará

Pacoti


Apresentação

Pacoti é o nome do rio que nasce ao extremo sul da Serra de Baturité e banha o município. Há divergências quanto ao significado da denominação. “Lagoa das Cotias”, rio das Pacovas (banana) e rio das bananeiras, segundo a língua dos indígenas, antigos habitantes desta terra, são alguns dos significados possíveis. Ainda existe a hipótese de se chamar “Voltado para o Mar”.

Está localizado no Maciço de Baturité em uma Área de Proteção Ambiental – APA de Baturité e dista aproximadamente 95 km de Fortaleza. O clima é ameno, entre 20 e 30 graus centígrados. Resquícios da Mata Atlântica caracterizam a vegetação local. O mês de julho costuma apresentar as temperaturas mais baixas, chegando a 14oC no período da noite.

Dispõe de hotéis com boa estrutura, apesar de não serem hotéis de luxo. Os principais hotéis são Estância Vale das Flores e Nosso Sítio, que oferecem aos seus visitantes uma parada com contato direto com a natureza, além de passeios com caiaque, pedalinho, cavalo, charrete, entre outros, Pacoti preza pela simplicidade.

Comentários


Diga-nos o que achou do post: