Férias no Ceará

O Portal de Turismo do Ceará

Mundaú


Apresentação

Quando falamos da beleza indiscutível do litoral cearense, tem um lugar que não pode ficar de fora. Uma praia repleta de dunas de areia clarinha, rica vegetação costeira e um mar sereno e super convidativo ao mergulho. Estamos falando de Mundaú, a 137 quilômetros de Fortaleza. A tranqüilidade típica de uma vila de pescadores e muita natureza ainda intocada fazem de Mundaú um lugar para o sossego.

A praia conta com poucos hotéis e pousadas, mas há hospedagem de altíssima qualidade. As pousadas a poucos metros do mar dão ao visitante a sensação de estar realmente no paraíso.

Mundaú é um dos pontos do litoral cearense que são especiais para o mergulho livre. E nem precisa nadar muito. Ainda no rasinho, “com água pela canela”, já se observa uma rica vida marinha e um ambiente perfeito para a prática de snorkeling (mergulho livre). Com um equipamento básico (máscara e snorkel), pode-se observar as maravilhas da vida subaquática.

Entre os arrecifes se formam piscinas naturais que ficam ao deleite do visitante na maré baixa. Numa profundidade de dois, três metros, já se encontram paredões de corais, esponjas, cardumes de peixes e algumas espécias curiosas como o Baiacu, polvos e moréias. Algumas pousadas oferecem um passeio de catamarã, que leva o turista até outros pontos com maior variedade de vida marinha para se apreciar.

Como a pesca é a principal fonte de renda da comunidade nativa, o peixe e os outros frutos do mar são sempre recém-chegados do oceano. Saem da jangada direto para o preparo. Fresquinhos. Isso torna os pratos servidos nas barracas e restaurantes locais especiais e com um preço camarada para o visitante.

Outra opção de diversão para os turistas são os passeios de buggy pelas dunas. Do alto delas, pode-se ter uma vista privilegiada da vila, do mar e da barra do Rio Mundaú. Também se vê um belíssimo por-do-sol.

Comentários


Diga-nos o que achou do post: