Férias no Ceará

O Portal de Turismo do Ceará

Juazeiro do Norte


Juazeiro do Norte, centenária de lutas, vocação de fé. Juazeiro do Norte de berço secular, nessa crença da razão de um homem que acreditou piamente. Juazeiro do Norte, hoje com luz própria e que haverá de se perpetuar nesta feliz designação: Centenário de Juazeiro do Norte, do Padre Cícero Romão”. O trecho do poema de Carlos Pontes, em homenagem ao Centenário de Juazeiro do Norte, retrata o que é Juazeiro do Norte: fé, religiosidade, Padre Cícero Romão.

A cidade localizada a 565 quilômetros de Fortaleza, quase na divisa com Pernambuco, tem muita história pra contar. E é contada pelos próprios romeiros em suas caravanas que tomam conta da cidade em quatro momentos do ano: nas datas que marcam o nascimento e a morte de Padre Cícero, na festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores e no dia de Finados. Nestas datas os festejos atraem milhões de peregrinos e incrementam o turismo religioso na região.

Dentre as atrações turísticas da cidade estão a visita à Colina do Horto, onde fica a estátua de Padre Cícero – que tem 25 metros de altura -, o Museu Vivo da Cultura Popular Nordestina, o Santo Sepulcro, a Muralha da Guerra de XIV e a Via Sacra. Pontos imperdíveis para visitação também são o Santuário Coração de Jesus, a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores e a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Na cidade existe, ainda, o Memorial do Padre Cícero, que abriga um acervo de fotografias e objetos que contam a história da vida de Padre Cícero.

O artesanato local tem aspectos culturais e históricos riquíssimos. No Centro de Cultura Popular Mestre Noza, os artesãos de Juazeiro do Norte trabalham para os visitantes assistirem, confeccionando peças em madeira. Outras peças de decoração e utensílios domésticos são expostos a venda na Associação dos Artesãos da Mãe das Dores. Na culinária local destacam-se pratos preparados com carne de sol, macaxeira, baião-de-dois e manteiga da terra.

Comentários


Diga-nos o que achou do post: