Férias no Ceará

O Portal de Turismo do Ceará

Jericoacoara


Apresentação

Jericoacoara foi descoberta pelos velejadores em 1987 sendo considerada por muitos como o melhor local no Brasil para a prática de windsurf.

Devido a sua localização no extremo Oeste do estado de Ceará, a praia favorece a prática do esporte, recebendo os ventos Alísios, que sopram de Sudeste para Nordeste, da linha do Equador em direção ao continente, correndo paralelo a costa.

Em Jericoacoara outra prática esportiva bastante apreciada é o velejo, onde a temporada mais favorável para a prática do esporte é em Julho,nesta época os ventos Alísios que sopram de Sudeste para Nordeste, favorecem o velejo em Jericoacoara, fornecendo vento o ano todo, mas com maior intensidade entre os meses de Julho a Janeiro. Entre os principais locais para a prática do esporte estão a Praia Principal(Bandeira) e o Sítio Paraíso.

Outro esporte aquático praticado em Jericoacoara é o kitesurf, e as praias ideais para sua prática são as pertencentes ao Parque Nacional de Jericoacoara e seu entorno.

Jericoacoara vem ao longo do tempo ganhando crescimento no Kitesurf, que a cada ano ganha mais praticantes, para muitos o mais radical de todos os esportes aquáticos.

O número de praticantes e interessados em aprender o Kitesurf que escolhem Jericoacoara como destino, vem crescendo a cada temporada e pode ser percebida pelo fluxo cada vez maior de veículos transitando pela vila, conduzindo os “Kitesurfistas” e seus equipamentos, e indo a direção a Praia do Preá, principal point para a prática.

Em Jericoacoara toda hora é possível praticar capoeira. Logo de manhã cedo os primeiros praticantes podem ser avistados na praia, onde muitos ali permanecem e outros vão chegando até o final da tarde, encerrando com a tradicional “Roda” que acontece todos os dias ao Pôr do Sol.

Aquela pessoa que diz que em Jericoacoara não tem onda é por que nunca passou por por lá na época em que é maré grande de lua cheia ou nova, muito menos entre Dezembro e Fevereiro, época melhor para a prática do surfe.

Durante a maré cheia é possível aproveitar as extensas direitas de até 200m de comprimento e 1,5 m de altura, que sobem a partir do pico da bandeira até em frente à Rua Principal ou à Duna do Pôr do Sol, ou ainda, surfar na Malhada, uma onda maior, mais rápida e menos extensa.

 

Comentários


Diga-nos o que achou do post: