Férias no Ceará

O Portal de Turismo do Ceará

Guaramiranga


Apresentação

Viajar é um grande prazer. Viajar pelo Ceará – do sertão ao friozinho da serra – mais ainda. A Serra de Guaramiranga, que fica localizada no Maciço de Baturité, a 100 quilômetros de Fortaleza e numa altitude média de 700 metros, é um daqueles lugares que se aprecia a natureza sem cansar. A tranquilidade da serra se une ao colorido das flores e convida a um delicioso banho numa das dezenas de cachoeiras e quedas d’água do local.

Guaramiranga é só aconchego. É clima agradável, natureza viva e mirantes naturais. Ideal para descansar sem abrir mão do prazer de comer e beber bem nas diversas opções de restaurantes, hotéis e pousadas.  A culinária da serra é diversificada. Oferece aos seus visitantes desde o tradicional fondue que se degusta acompanhado de vinho nos climas mais frios,  até a comidinha regional do Ceará apreciada com uma bela cachaça. O cardápio farto inclui, ainda, chocolate quente, bebida que não pode faltar nas baixas temperaturas.

O cenário da serra se completa com rios e trilhas. Perfeito também para aqueles que curtem o rappel, a escalada e outros esportes radicais.

No Centro da cidade serrana, a cultura ferve. O Teatro Rachel de Queiroz já foi palco de grandes peças do Festival Nordestino de Teatro. Destaque também para as igrejas de Nossa Senhora de Lourdes e de Nossa Senhora da Conceição. O Convento dos Capuchinhos, que funciona como pousada, também merece uma visita.

Dentre os atrativos da região está o Pico Alto, ponto mais alto da serra. Com 1.115 metros de altitude, o local é também um dos pontos mais elevados do Ceará. A vista de lá é estonteante. Enxerga-se o sertão do Estado em meio à vegetação exuberante das serras.

 

Comentários


Diga-nos o que achou do post: