Férias no Ceará

O Portal de Turismo do Ceará

Canindé


Apresentação

Todos os anos, a cidade celebra a festa de São Francisco, que acontece sempre no mês de outubro. Nesta época do ano, Canindé tem seus abrigos, pousadas e hotéis lotados de turistas e romeiros em busca da fé. Peregrinos de todas as partes vem para o Ceará reverenciar o santo dos milagres, dos pobres, dos animais e da natureza. Os romeiros trazem pedidos e vem agradecer pelas graças já alcançadas.

A igreja matriz da cidade recebeu do Vaticano o título de Basílica de São Francisco das Chagas dada a sua importância. Além dela, se destacam como pontos turístico a Praça dos Romeiros, a Via Sacra do Monte (com início na Igreja de Nossa Senhora das Dores e término na Igreja de Cristo Rei), a casa dos ex-votos – onde fiéis depositam fotografias, cartas, pinturas, peças de roupa, mechas de cabelo e outros objetos, a fim de registrar as graças obtidas; o Mosteiro das Clarissas e o Convento de Santo Antônio. Dentre as atrações turísticas da cidade, também estão a estátua de São Francisco e o tradicional painel de São Francisco.

Durante as homenagens a São Francisco, Canindé conta com uma vasta programação que consiste em missas, novenas, confissões, batismos e pagamentos de promessas. Há também, diariamente, a procissão com o painel. Uma festa bonita de ser ver e vivenciar.

E é exatamente o turismo religioso que movimenta a economia da região. Canindé produz e oferece uma grande variedade de artesanato baseado em artigos religiosos como terços, fitinhas, medalhas, velas e imagens de santos.

Comentários


Diga-nos o que achou do post: